domingo, 18 de novembro de 2007

Cristo-Rei em Figueira de Castelo Rodrigo



Cristo-Rei na vila de Figueira de Castelo Rodrigo situado no Alto da Marofa a 977 metros de altitude com o seu vasto panorama e património artístico e arquitectónico: capelas dos Mistérios do Rosário , imagem escultórica do Cristo-Rei.

Pertencendo ao Distrito da Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo tem uma área de 509,0 km2 e é composta por 17 freguesias com uma população de 6 938 habitante.

Historicamente, falar de Figueira de Castelo Rodrigo implica remontar muitos séculos na história. Desde a Pré - História até ao séc. XXI, muitos são os testemunhos existentes, permitindo-nos viajar pelo tempo à descoberta das raízes históricas de toda uma região.Situada na margem esquerda da ribeira de Aguiar, Figueira de Castelo Rodrigo, é uma terra de encantos. O seu imaculado casario, as suas paisagens e os ninhos das cegonhas são imagens que embelezam ainda mais esta vila.A nível de monumentos destaca-se a Igreja Matriz com fachada barroca, a Capela da Senhora da Conceição, o chafariz dos pretos e o núcleo antigo.Figueira de Castelo Rodrigo é bastante conhecida pela beleza das suas paisagens em especial para as amendoeiras em flor em Fevereiro e Março, para o sabor da sua gastronomia e dos seus vinhos e para hospitalidade da sua população.


quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Borboleta Pequena das Coves - Pieris Rapae




Palácio de Monserrate


Sugestivo palacete romântico cujo projecto se deve ao arquitecto James Knowles Jr., 1858. construido no terceiro quartel do século XIX, por iniciativa de Francis Cook, visconde de Monserrate, constitui um dos mais interessantes espécimes sintrenses do Romantismo.Obra de espírito romântico-orientalista, com a sua grande torre circular, cúpulas bulbosas e valores exóticos na decoração o palácio aproxima-se designadamente do famoso pavilhão Brighton (1815-1823) de Nash e da arquitectura romântica inglesa. Como afirma José Augusto França, Monserrate tem, porém, «um sentido cenográfico algo diferente, apoiado numa maior riqueza de pormenores arqueológicos», constituindo pelas suas raízes inspiradoras - que, por via inglesa, entroncam na arquitectura mogol - um caso ímpar do Romantismo em Portugal.Situados a 4 Km do centro histórico, na Estrada de Monserrate. 2710-405 SintraVisitas guiadas (marcação prévia) de Seg. a Dom. às 10h00 and 15h00. Grupos com max. 15 visitantes.Reservas atraáves do Tel: 21 923 7300Preço Adultos: 5 €. Visita guiada: 10 €Jovens 9 - 14 anos, Seniores: DescontoCrianças até aos 9 anos grátis.




domingo, 11 de novembro de 2007

Ermida de Santo António de Ussa - Alcochete



Localizada no meio de uma lagoa na Herdade da Barroca d”Alva, esta enigmática ermida apresenta uma planta circular, de cobertura abobadada guarnecida com dupla cintura de muralhas com ameias. No seu interior é perceptível o nicho do altar.Desconhece-se quando terá ocorrido a sua construção, embora as suas linhas clássicas possam indiciar que se tratar de uma obra quinhentista.

Vitiligo

Photobucket

Deixo aqui um texto enviado de uma amiga que gostaria que lessem e até passarem para outros amigos que possam ter este problema.

Aqui vai o texto:

Numa troca de e-mails surgiu a ideia de criar um local onde os portadores desta doença pudessem trocar testemunhos e experiências. Começaremos pelos nossos testemunhos, pois não temos problemas em assumir, embora seja uma doença que afecte psicologiamente as pessoas. Ela não tem qualquer outro efeito nocivo para além desse.

Penso que todos conseguem perceber o porquê de afectar psicologicamente. Numa Sociedade em que a beleza é Imperatriz, ter a pele cheia de manchas brancas não é agradável.

Ajudem a divulgar e partilhem este blog com quem tem o mesmo problema :) http://vitiligo-derma.blogspot.com/ Espero que esta iniciativa junte pessoas e as faça encontrar mais apoio para não se sentirem sós e desamparadas.

Obrigada a todos e um abraço!

Sandra Marques

BENEFÍCIOS FISCAIS - JUSTIÇA SOCIAL

Blog - Reposição dos Benefícios Fiscais

Eu Nuno de Sousa, tenho uma prima de nome Márcia com 11 anos que ficou deficiente num acidente de viação em que a sua mãe (minha prima faleceu nesse mesmo acidente, já no ano anterior a este acidente o seu pai tinha sido atropelado, neste momento é um ser quase vegetal, dependendo dos seus pais para sobreviver, embora tenho feito alguns progressos). Neste momento a Marcia está numa numa escola especial, mais propriamente na escola C.E.C.D - Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, situada em Mira-Sintra (Sintra), onde poderia ficar para toda a sua vida, só que agora tudo se inverteu e como os apoios que o estado dava vão acabar, a escola vai ter de fechar por falta de apoio, ou seja centenas destas crianças vão ficar sem apoio quer na educação quer a nivel de subsistência e ajuda na sua vida futura, onde vão ter de sair desta escola para serem integradas numa qualquer escola normal onde nem professores nem as próprias escolas têm condições para as integrar nas melhores condições, a minha prima nem o seu nome sabe escrever, pergunto o que vai ser destas crianças, será isto a que chamamos uma país em vias de desenvolvimento? Ou será que é só um país para alguns?
É uma vergonha o que está a acontecer neste Portugal dos nossos dias, a estas pessoas que nada podem fazer e que ainda por cima são abandonadas por quem devia olhar por elas.
Grandes governantes nós temos.
Tenho vergonha.

Peço desculpa pelo meu desabafo.
Nuno de Sousa

Amigos, não custa nada. Dois ou três segundos.

-O Governo quer retirar benefícios fiscais às pessoas com deficiência.Assine e divulgue a petição do Movimento de Trabalhadores com Deficiência contra esta medida do governo. É só clicar aqui http://www.petitiononline.com/mtpd/petition.html

Passe a mensagem à sua lista de e-mails por favor.

ObrigadoMais informação em:

http://mtpd.blogspot.com/

http://opaisdoburro.blogspot.com/