terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Desfile de Mascaras de Carnaval - E.leclerc de Mem Martins

Desfile de Mascaras de Carnaval
Trabalho efectuado no E.leclerc de Algueirão - Mem Martins

















Mascara vencedora dos 0 aos 3


Mascara vencedora 3 aos 8 anos


sábado, 21 de fevereiro de 2009

Desporto em acção - Surf

História do Surf
Os primeiros relatos do surf dizem que ele foi introduzido no Havai pelo rei polinésio Tahito. Mas oficialmente o primeiro fato concreto que revelou a existência do desporto foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havai e viu os primeiros surfistas em acção.
Na época, o navegador gostou do desporto por se tratar de uma forma de relaxamento, mas a Igreja Protestante desencorajou por mais de 100 anos a prática do surf.O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surf moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do desporto no mundo. Com isso o arquipélago e o desporto passaram a serem reconhecidos internacionalmente.
Após a vitória nas Olimpíadas, Duke introduziu o desporto nos Estados Unidos e na Austrália com grande sucesso.
O sucesso do desporto foi tão grande que hoje em dia é um dos mais praticados em todo o mundo. Os filmes do cinema e os comerciais de TV foram fundamentais para a exposição do surf.Actualmente a ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) é quem regulamenta e traça as directrizes do desporto. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o WCT (World Championship Tour) e daí sagra-se o campeão mundial.

Equipamentos para o Surf
A prancha é o elo entre o surfista e o mar. Uma boa prancha é essencial para quem quer ter um bom desempenho. Ela tem que estar adaptada ao tamanho e as características físicas do atleta.
O desenvolvimento do material utilizado nas pranchas foi tão grande, que as velhas (de madeira), foram substituídas por modernas placas de polietileno.Além das conhecidas pranchinhas, mais velozes e utilizada pelos principais surfistas, existem as Fun e Long Boards.
A Fun Board é uma intermediária entre a pranchinha e o Long. Já as Long Boards são as mais clássicas e trazem consigo o peso e a responsabilidade de toda a história do surf.
Para completar a lista de materiais necessários para a prática do surf, tem o lash, a parafina e o neoprene.
O lash é a famosa cordinha. Ela é geralmente amarrada junto ao calcanhar e prende o atleta a prancha. Verifique sempre se o lash está bem preso, pois caso se solte você terá muito trabalho para pegar a prancha novamente.
A parafina que é feita do mesmo material da vela é passada na prancha e tem como objectivo segurar os pés do surfista durante a onda. Não exagere na hora da parafina e sempre lembre de utilizar o raspador.
O neoprene é a roupa de borracha utilizada principalmente no Inverno ou em mares frios. Se você quer surfar por mais tempo então não esqueça do neoprene. Apesar de prender um pouco o movimento do atleta ele é essencial nas épocas mais frias do ano.

Onde praticar o Surf
O Brasil oferece boas condições para os surfistas. Devido a grande extensão de nosso litoral é possível escolher todos os tipos de ondas no país. O melhor pico é, sem dúvida, o arquipélago de Fernando de Noronha. Conhecido como o Havai brasileiro, o pico atrai turistas de todo o mundo. A combinação de belas paisagens e ondas perfeitas faz de Noronha o sonho de qualquer surfista do Brasil.
Para o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvério Silva, a escolha do local depende do nível do atleta. “É claro que todos querem pegar as melhores e maiores ondas, mas muitas vezes elas podem trazer muitos perigos. Portanto comece pelas mais simples no começo”.
O Havai é o pico mais conhecido do mundo. Devido a toda a tradição do desporto no arquipélago, ele se consagrou como a capital mundial do surf. A praia mais famosa é a de Pipeline. Com ondas perfeitas e muito perigosas, é desafiada somente pelos melhores e mais experientes surfistas.
Já a Indonésia, com sua imensa quantidade de praias desertas com ondas perfeitas é o novo ponto de encontro do surf. As Ilhas isoladas oferecem todos os tipos de ondas, de acordo com o gosto do atleta.
Outros picos muito conhecidos são: México, África do Sul, Austrália, Costa Rica, Estados unidos. Opções são o que não faltam, portanto pegue na sua prancha e vá surfar.
Em Portugal, temos a Ericeira, muito conhecida e considerada a melhor praia para a prática do surf, na Europa.


Manobras de Surf
Rasgada: O surfista joga a rabeta da prancha para frente e vira o corpo para onda.
Aéreo: Quando o surfista decola sobre a onda e retorna com perfeição.
Cavada: O surfista vai até debaixo da onda e sobe para realizar uma manobra.
Tubo: O surfista fica dentro da onda, no meio do tudo. A principal manobra do desporto.
360º: Manobra em que o surfista dá uma volta completa com a prancha na onda.
Cut Back: O surfista adianta na onda e volta para dar a manobra na parte crítica.
Floater: Manobra em que o surfista sobre a crista da onda.


Dicas e Curiosidades sobre Surf

O surf é conhecido como o desporto dos deuses. Isso porque na Polinésia, somente os reis podiam pegar as ondas em pé. Aos súbditos restava praticar o surf deitado, uma espécie de bodyboard. Talvez tenha começado aí toda a rivalidade entre os dois desportos.
Cuide bem de sua prancha. Ela é sua maior aliada e se não for tratada bem poderá se deteriorar mais rapidamente.
O melhor mar é o da manhã. Se você quer pegar um mar lisinho e sem muito gente, o mais indicado é que vá surfar bem cedo. É o melhor horário para a prática do surf.
Não tenha vergonha de procurar uma escola de surf. Além de ter todas as noções básicas você evoluirá muito mais rápido. Ninguém nasce ensinado.






Fotos efectuadas em Sesimbra

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Exposição fotográfica "À Descoberta da Índia ao Ritmo dos Sentidos"

Posto de Turismo e Galeria de Exposições
R. Dr. Miguel Bombarda, 2 A
2860-461 Moita
Telefone: 212806858
Fax: 210816919
E-mail : sec.turismo@mail.cm-moita.pt

Exposição fotográfica "À Descoberta da Índia ao Ritmo dos Sentidos"
De Ester Maria
Blog: http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

Alguém me disse: A Índia deve ser o melhor país do mundo para tirar fotografias.E eu concordo plenamente.
Quando se acha que se captou a foto do dia, logo vem mais uma imagem, um vestido, um momento, uma cor.
Click, click, click!Depois de quase 600 cliques, juntei 100 fotos num CD e enviei para a responsável pela Divisão de Cultura da Moita, que teve dificuldade em fazer a escolha, eram todas tão bonitas, que se tornava difícil e passou-me essa responsabilidade.
Lógico que para mim, que já tinha escolhido aquelas 100 por achar serem as melhores, fazer outra selecção, também era complicado.
Decidi ficar com 30 para fazer uma exposição, embora eu adore outras 30 além daquelas, mas…mais também não, senão cansa.A aposta nesta escolha brinca com os sentidos e emoções de quem tiver a ousadia de espreitar as imagens.
Cor.
Muita cor.
Expressão.
Forma.
Conteúdo.
(Palavras retiradas do blog da Ester)


As obras de arte têm alma e a fotografia é uma obra saída do olhar de alguém.

Da Índia veio o sonho e a inspiração.
Na margem sul do Tejo, na Moita, teve início no dia 2 de Fevereiro, a 1ª Exposição individual de Fotografia da Ester, com 30 imagens sobre momentos que viveu na Índia, nas suas férias de Novembro passado.

A Índia parece estar na moda:
Neste momento passa na televisão portuguesa, a série "Equador", com alguns episódios filmados na Índia; Estreou no dia 19 de Janeiro, a novela Caminho das Índias, no Brasil, a qual já está apalavrada com a SIC para a sua programação de Fevereiro.

Nome da exposição: "À Descoberta da Índia ao Ritmo dos Sentidos"

Dependendo da vossa disponibilidade, tenho o prazer de vos convidar a "espreitar" a exposição. Estará aberta ao público entre os dias 2 e 13 de Fevereiro no Posto de Turismo da Moita (apenas pode ser vista nos dias úteis) com possível alargamento por mais 4 dias, até 19 de Fevereiro/2009.

Estas fotos foram captadas no Posto de Turismo onde se encontra patente a exposição











Parabéns Ester tens aqui uma exposição fantástica, num belo local, onde a cor, a alegria e a beleza impera... fiquei satisfeito com o que vi e só tenho de te dar os parabéns pelo teu olhar fotográfico. Tens fotografias de encher o olho e textos com descrições notáveis do que ali viveste.
A minha perferida já sabes qual é :-)
Venha a próxima.
Nuno de Sousa

Vitiligo

Photobucket

Deixo aqui um texto enviado de uma amiga que gostaria que lessem e até passarem para outros amigos que possam ter este problema.

Aqui vai o texto:

Numa troca de e-mails surgiu a ideia de criar um local onde os portadores desta doença pudessem trocar testemunhos e experiências. Começaremos pelos nossos testemunhos, pois não temos problemas em assumir, embora seja uma doença que afecte psicologiamente as pessoas. Ela não tem qualquer outro efeito nocivo para além desse.

Penso que todos conseguem perceber o porquê de afectar psicologicamente. Numa Sociedade em que a beleza é Imperatriz, ter a pele cheia de manchas brancas não é agradável.

Ajudem a divulgar e partilhem este blog com quem tem o mesmo problema :) http://vitiligo-derma.blogspot.com/ Espero que esta iniciativa junte pessoas e as faça encontrar mais apoio para não se sentirem sós e desamparadas.

Obrigada a todos e um abraço!

Sandra Marques

BENEFÍCIOS FISCAIS - JUSTIÇA SOCIAL

Blog - Reposição dos Benefícios Fiscais

Eu Nuno de Sousa, tenho uma prima de nome Márcia com 11 anos que ficou deficiente num acidente de viação em que a sua mãe (minha prima faleceu nesse mesmo acidente, já no ano anterior a este acidente o seu pai tinha sido atropelado, neste momento é um ser quase vegetal, dependendo dos seus pais para sobreviver, embora tenho feito alguns progressos). Neste momento a Marcia está numa numa escola especial, mais propriamente na escola C.E.C.D - Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, situada em Mira-Sintra (Sintra), onde poderia ficar para toda a sua vida, só que agora tudo se inverteu e como os apoios que o estado dava vão acabar, a escola vai ter de fechar por falta de apoio, ou seja centenas destas crianças vão ficar sem apoio quer na educação quer a nivel de subsistência e ajuda na sua vida futura, onde vão ter de sair desta escola para serem integradas numa qualquer escola normal onde nem professores nem as próprias escolas têm condições para as integrar nas melhores condições, a minha prima nem o seu nome sabe escrever, pergunto o que vai ser destas crianças, será isto a que chamamos uma país em vias de desenvolvimento? Ou será que é só um país para alguns?
É uma vergonha o que está a acontecer neste Portugal dos nossos dias, a estas pessoas que nada podem fazer e que ainda por cima são abandonadas por quem devia olhar por elas.
Grandes governantes nós temos.
Tenho vergonha.

Peço desculpa pelo meu desabafo.
Nuno de Sousa

Amigos, não custa nada. Dois ou três segundos.

-O Governo quer retirar benefícios fiscais às pessoas com deficiência.Assine e divulgue a petição do Movimento de Trabalhadores com Deficiência contra esta medida do governo. É só clicar aqui http://www.petitiononline.com/mtpd/petition.html

Passe a mensagem à sua lista de e-mails por favor.

ObrigadoMais informação em:

http://mtpd.blogspot.com/

http://opaisdoburro.blogspot.com/