É uma iniciativa audaz que apesar de ainda não ter estreado, já está a dar frutos pois está a envolver a sociedade penafidelense, principalmente as camadas mais jovens e todos aqueles que participam na elaboração deste CD. Pretende dar a conhecer à sociedade que a deficiência existe, que não tem que estar escondida, e que apesar dos nossos jovens estarem inseridos numa "escola especial" situada num cantinho da cidade, estão também inseridos numa sociedade que precisa de se "habituar" à deficiência e saber como lidar com ela. NOME: APADIMP - Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel
HISTÓRIA:
A APADIMP é uma instituição particular de utilidade pública, sedeada em Penafiel. O seu objectivo principal é promover a educação e integração do deficiente mental na sociedade. Surgiu em 1980 com unidade de atendimento sócio-educativa para crianças e jovens portadoras de deficiência mental. Mais tarde alargou o seu âmbito de acção para outras valências.
Actualmente possui cinco valências: Sócio Educativo (46 Alunos): Este sector dá resposta a alunos em idade escolar (entre os 6 e os 18 anos), com acordo com o Ministério da educação. Centro de Actividades Ocupacionais Dá resposta a jovens/adultos após a idade escolar com actividades socialmente úteis e actividades estritamente ocupacionais. Intervenção Precoce (11 crianças) Apoia crianças dos 0 aos 6 anos de idade com o objectivo de dar competências às famílias para uma melhor estimulação à criança para que esta evolua correctamente durante o se desenvolvimento. Formação Profissional (20 Formandos) Procura dar formação a jovens /adultos com deficiência mental e enquadra-los no mercado de trabalho. Neste momento estão a decorrer os cursos: Auxiliar de Jardinagem Auxiliar de Limpeza de Interior e exterior Lar Residencial (12 Utentes) A nossa mais recente valência iniciou em Maio/2007, procura dar apoio a pessoas com deficiência mental sem qualquer retaguarda familiar. Este lar tem a capacidade para 12 utentes.
QUE ACTIVIDADES DESENVOLVE:
Pré - Escolar; Ensino Básico; Fisioterapia; Terapia Ocupacional; Terapia da Fala; Desporto Adaptado; Educação Social; Hidroterapia; Actividades de Estimulação Multi-Sensorial (SNOEZELEN); Actividades de Vida Diária; Psicologia; Serviço Social.
ONDE E COMO FUNCIONA:
A APADIMP funciona na sua sede na Quinta de Milhundos em Penafiel, terreno este oferecido pela Câmara Municipal de Penafiel em Julho de 1989. As primeiras obras de construção das novas instalações sociais terminaram em princípios de 1997, tendo sido inaugurada em Maio desse ano pelo Ministro da Solidariedade e Segurança social Dr. Eduardo Luís Ferro Rodrigues. Esta Associação sobrevive com subsídios do Ministério da Educação, Segurança Social, donativos particulares quer em espécie ou em numerário e quotas dos seus cerca de 1200 associados.
SOBRE ESTA INICITIVA:
É uma iniciativa audaz que apesar de ainda não ter estreado, já está a dar frutos pois está a envolver a sociedade penafidelense, principalmente as camadas mais jovens e todos aqueles que participam na elaboração deste CD. Pretende dar a conhecer à sociedade que a deficiência existe, que não tem que estar escondida, e que apesar dos nossos jovens estarem inseridos numa "escola especial" situada num cantinho da cidade, estão também inseridos numa sociedade que precisa de se "habituar" à deficiência e saber como lidar com ela.
COMO SURGIU A IDEIA:
Esta ideia surgiu de uma conversa entre um associado desta Instituição- Daniel Bessa (ligado deste sempre ao mundo da música) e o Dr. Almiro Mateus (Presidente da Associação). Posteriormente, Daniel Bessa junta Rui Pintado (estúdios Indústria Rock) e Pedro (Gráfica Sameiro) para em conjunto elaborarem um trabalho discográfico a sair no final de 2007. A partir desse momento o desafio estava lançado e com o compromisso de que o valor da venda dos CD's reverteria na TOTALIDADE para a APADIMP.
QUEM PARTICIPOU: Letra e Música: José Monteiro; Vozes: Mónica Barbosa, Andreia Ribeiro, Helena Arriscado e Alunos da Apadimp; Músicos: André Ramos (Piano, Sintetizador e Flauta Transversal); Rui Pintado (Baixo, Sintetizador e Programações); Produção e Gravação: Indústria Rock por Rui Pintado; Mistura e Masterização: Indústria Rock por Paulo Pintado; Concepção Gráfica (Capa e Rodela): Bruno Santos; Execução Gráfica: Gráfica Sameiro por Pedro; Fotografia e Multimédia: Hugo Pacheco e Pedro; Assistência de Produção e Coordenação Geral: Daniel Bessa.
Apoios: DANY - Penafiel, Indústria Rock e Gráfica Sameiro.
QUANDO É QUE O CD ESTÁ PRONTO:
16 Dezembro
QUAIS AS MÚSICAS:
Nome do CD - "Para o Longe ficar Perto"
Músicas: 1. Para o Longe ficar Perto; 2. A Todo o Vapor; 3. A Escolha; 4. Os Presentes. Bónus track. Faixa Multimédia/Fotos.
QUANTO VAI CUSTAR O CD E ONDE/COMO AS PESSOAS PODEM ADQUIRI-LO:
Vai ter o preço de 10 Euros Pode ser adquirido em vários lojas do Centro da Cidade de Penafiel (Comércio tradicional e Grandes Superfícies), na APADIMP, na DANY, através do "hi5" e do site.
PARA É QUE AS VENDAS REVERTEM:
O valor apurado na venda dos Cd's é para a ajuda na aquisição de um Veículo adaptado principalmente para o transporte casa - escola dos nossos alunos / utentes assim como para as diversas actividades ao exterior. A Instituição actualmente possui cerca de 160 utentes e neste momento das três carrinhas que possuímos, duas já estão a precisar urgentemente de ser substituídos.
CONTACTOS:
255 710 980 (APADIMP)
96 335 25 10 (Daniel Bessa)
http://www.apadimp.com/
http://apadimp.hi5.com/ EM REPRESENTAÇÃO DA APADIMP (TV):
Almiro Mateus (Presidente da APADIMP) Cristina Malheiro (APADIMP) Daniel Bessa (Responsável pelo projecto - "Para o Longe ficar Perto)
|
3 comentários:
O seu Blog é lindo, coloquei um link dele no meu Blog e tive a audácia de colocar uma foto sua lá.Parabéns! Um abraço.
Parabens pela bonita iniciativa e pela divulgaçao, bonito gesto.
Eu
Olá, Nuno,
Estivemos juntos no blog da Flavinha. Odele nos uniu, fotografia e texto. O nascimento da Monarca deu vida ao pequeno texto-desejo que escrevi para nossa menina.
Estive em Portugal no ano em que nosso Saramago recebeu o Nobel de Literatura. Estava em Coimbra, participando de um encontro de Literatura Portuguesa. Foi emocionante ver os povos de todos os países irmãos, de pé, ovacionando o autor por cerca de 30 minutos. Senti-me premiada, acredite.
Gostaria de, daqui a poucos dias, adquirir o CD - Para o Longe Ficar Perto. Necessito apenas de completar a mudança que acontecerá no próximo 4 de março. Sairei do Acre, na Amazônia, para fixar-me na Bahia, no nordeste.
Parabenizo o amigo pela beleza do blog e pelas iniciativas que fivulga.
Um grande abraço
Leila Jalul
Enviar um comentário