sexta-feira, 30 de maio de 2008

«Morte na Picada» - para ler e recordar

O amigo Henrique Antunes Ferreira pediu-me para divulgar este seu livro que acabou de ser publicado e tem o nome «Morte na Picada», livro de contos sobre a guerra colonial em Angola.
Deixo aqui toda a informação respeitante ao livro e mais direi que é uma obra notável e que vale a pena ser lida por todos vós, porque recordar é viver, tem também imagens de um grande reporter fotográfico de seu nome Fernando Farinha, imagens essas feitas por terras de Angola.



«Morte na Picada» - para ler e recordar
Contos da guerra em Angola da autoria de Antunes Ferreira




«Morte na Picada», da autoria de Antunes Ferreira, numa edição da Via Occidentalis, está a caminho do sucesso. Aquando do seu lançamento na fnac do Colombo, no dia 15 de Abril (mais de 200 pessoas presentes) , Joaquim Furtado – um grande Jornalista, autor da série A Guerra Colonial, um enorme êxito na RTP - afirmou, na apresentação que o livro, «de que gostei mesmo muito», em seu entender, «é o melhor que, no género, e sobre o tema foi publicado em Portugal». O «Morte na Picada» tem no prelo a 2.ª edição.
Recorda-se que o Correio da Manhã já há semanas que está a proporcionar aos seus leitores a primeira parte dos programas de Joaquim Furtado em DVD semanal. A segunda série vai começar a passar também na RTP, muito brevemente.
Entretanto, o autor deslocou-se a Coimbra e ao Porto e lá apresentou o livro, nas livrarias Bertrand dos centros comerciais Dolce Vita daquelas cidades, bem como autografou exemplares. A Bertrand é a distribuidora do volume, uma série de contos (short stories) sobre a guerra colonial de Angola, cuja acção decorre em meados dos anos 60.
Antunes Ferreira tem vindo a conceder várias entrevistas a órgãos da Comunicação Social, entre os quais avulta o Diário de Notícias, em que trabalhou como jornalista durante 16 anos e de que foi Chefe da Redacção. Mas, outros jornais e rádios têm igualmente registado o acontecimento.
A editora da obra é a Via Occidentalis, (http://www.via-occidentalis.blogs.sapo.pt/) de Lisboa. No blogue podem ser consultados todos os dados sobre o livro, cujo preço de capa é € 14,70. Tem um prefácio da autoria de Joaquim Vieira e a capa e as fotos do interior são de Fernando Farinha, para muitos o maior repórter fotográfico da guerra de Angola.
«Morte na Picada» tem sido muito bem recebido junto de ex-combatentes das guerras coloniais (ultramarinas) que, apesar de se tratar de ficção, vêm nas suas páginas um retrato muito próximo da realidade. o que não admira, pois Antunes Ferreira, que nela participou, tem a experiência daquilo que, segundo diz, «foi uma infelicidade, sobretudo porque estava contra esse crime».

________________________________________________________


Tenho o prazer de informar que no próximo Sábado, dia 7, entre as 18:00 e as 19:00, estarei na Feira do Livro, no PAVILHÃO DAS PEQUENAS EDITORAS, (do lado direito de quem sobe, quase no topo da Feira, pouco acima do Pavilhão Carlos Lopes), para uma sessão de autógrafos e conversa. Obrigado.


--
Henrique AntunesFerreira
ferreihenrique@gmail.com
henriquea.ferreira@yahoo.com.br
http://www.travessadoferreira.blogspot.com/

11 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei mesmo curiosa, vou espreitar...
boa semana

Eme disse...

Como desconheço muita da nossa História em especial a que respeita ao Ultramar (para além das que ouço contadas em primeira mão por antigos combatentes), acho o livro interessante e a não perder sobretudo pelas camadas mais jovens que desconhecem tanto os factos. Contudo, se for tão nu e cru como um que li recentemente, "deixei o meu coração em África"- de Manuel Arouca que por si retrata a guerra colonial de um modo mais ou menos suave este que nos indicas parece ser, pelo título, de impacto maior.. nada como ler para aprender talvez a inutilidade que foi esta guerra..

Maior sucesso ao autor.

Silvia /('.')\ disse...

Olá, Nuno...
Fico muito feliz com seu incentivo e amizade, já me cadastrei ao fotogenico. obrigado por me indicar este espaço.
Eu sou amadora e faz apenas 2 meses que pesquiso sobre fotografia, a falta de tempo não me permite explorar melhor esta paixão de fotografar. trabalho em um escritório de advocacia, e somente aos finais de semana é que posso registrar o que vejo.
começei com a H9 da sony, e agora adquiri uma Nikon d60.
Meu processo de descobrir os participantes do fotogenico também será lento, mas espero ficar a par de tudo.
tenha uma ótima semana.
:0)

Anónimo disse...

Parece ser bem interessante, adoro ler histórias reais.

Que tenha o maior sucesso e muitos parabéns ao escritor.

Carla disse...

abriste-me o apetite
beijos

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Nuno, adorei este texto e, as imformações nele contidas... Obrigada Amigo!
Beijinhos de carinho,
Fernandinha

Luna disse...

Obrigado pela dica
bj

Gata Verde disse...

Deve ser bastante interessante.
Beijinhos e boa sorte para o lançamento do vosso livro!

Beijocas
ps:ainda não sei se será possível estar presente, mas fica aqui o meu beijinho.

Um Momento disse...

Espero de coração que tenha corrido tudo MUITO BEM!

Muitas felicidades e tudo de Muito bom para o Antunes Ferreira e o seu livro:)))))))

Deixo um beijo !

(*)

tulipa disse...

NUNO:
Parece mentira, mas não é...Juro que tinha metido na ideia que era amanhã, dia 8 de Junho que estarias na Feira do Livro, em Lisboa e...eu tinha dito que ia lá.
Vinha agora dizer-te que...domingo lá estarei e leio que foi já hoje, dia 7...Não acredito!!!
Mas que azar o meu...

Espero que tenha corrido bem.
Depois conta-me como foi.
Beijinhos.

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Você mereçe tudo que a vida pode lhe oferecer. Seu trabalho é genial. Um abraço. Fiz postagem nova, apareça por lá.

Vitiligo

Photobucket

Deixo aqui um texto enviado de uma amiga que gostaria que lessem e até passarem para outros amigos que possam ter este problema.

Aqui vai o texto:

Numa troca de e-mails surgiu a ideia de criar um local onde os portadores desta doença pudessem trocar testemunhos e experiências. Começaremos pelos nossos testemunhos, pois não temos problemas em assumir, embora seja uma doença que afecte psicologiamente as pessoas. Ela não tem qualquer outro efeito nocivo para além desse.

Penso que todos conseguem perceber o porquê de afectar psicologicamente. Numa Sociedade em que a beleza é Imperatriz, ter a pele cheia de manchas brancas não é agradável.

Ajudem a divulgar e partilhem este blog com quem tem o mesmo problema :) http://vitiligo-derma.blogspot.com/ Espero que esta iniciativa junte pessoas e as faça encontrar mais apoio para não se sentirem sós e desamparadas.

Obrigada a todos e um abraço!

Sandra Marques

BENEFÍCIOS FISCAIS - JUSTIÇA SOCIAL

Blog - Reposição dos Benefícios Fiscais

Eu Nuno de Sousa, tenho uma prima de nome Márcia com 11 anos que ficou deficiente num acidente de viação em que a sua mãe (minha prima faleceu nesse mesmo acidente, já no ano anterior a este acidente o seu pai tinha sido atropelado, neste momento é um ser quase vegetal, dependendo dos seus pais para sobreviver, embora tenho feito alguns progressos). Neste momento a Marcia está numa numa escola especial, mais propriamente na escola C.E.C.D - Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, situada em Mira-Sintra (Sintra), onde poderia ficar para toda a sua vida, só que agora tudo se inverteu e como os apoios que o estado dava vão acabar, a escola vai ter de fechar por falta de apoio, ou seja centenas destas crianças vão ficar sem apoio quer na educação quer a nivel de subsistência e ajuda na sua vida futura, onde vão ter de sair desta escola para serem integradas numa qualquer escola normal onde nem professores nem as próprias escolas têm condições para as integrar nas melhores condições, a minha prima nem o seu nome sabe escrever, pergunto o que vai ser destas crianças, será isto a que chamamos uma país em vias de desenvolvimento? Ou será que é só um país para alguns?
É uma vergonha o que está a acontecer neste Portugal dos nossos dias, a estas pessoas que nada podem fazer e que ainda por cima são abandonadas por quem devia olhar por elas.
Grandes governantes nós temos.
Tenho vergonha.

Peço desculpa pelo meu desabafo.
Nuno de Sousa

Amigos, não custa nada. Dois ou três segundos.

-O Governo quer retirar benefícios fiscais às pessoas com deficiência.Assine e divulgue a petição do Movimento de Trabalhadores com Deficiência contra esta medida do governo. É só clicar aqui http://www.petitiononline.com/mtpd/petition.html

Passe a mensagem à sua lista de e-mails por favor.

ObrigadoMais informação em:

http://mtpd.blogspot.com/

http://opaisdoburro.blogspot.com/
[Valid Atom 1.0]