domingo, 12 de outubro de 2008

Pia do Urso


Localizado em São Mamede no Concelho da Batalha, o local designado “Pia do Urso” é histórico e data do tempo da permanência dos Romanos na zona que realizavam nos arredores explorações em minas de ferro e foi sobretudo local de passagem em 1385 das tropas comandadas por D. Nuno Álvares Pereira que se deslocavam para Ourém e Porto de Mós e cujo destino final seria Aljubarrota onde ocorreu uma das batalhas mais importantes para a conquista da independência de Portugal. Mais tarde, o caminho da Pia do Urso foi percorrido pelas tropas das invasões francesas comandadas por Napoleão.


Actualmente a Pia do Urso é atracção turística oferecendo uma bela paisagem natural para além de se poderem apreciar o magnifico trabalho de recuperação de habitações típicas da região, tendo as restaurações sido feitas em madeira e pedra calcária. O nome deriva do facto destes terrenos assentarem sobre um maciço rochoso calcário povoado de reentrâncias para o interior da rochas que foram designadas de pias e que devido à grande quantidade de água no seu interior tornaram este local de características únicas.





De notar que a recuperação incluiu um “Ecoparque sensorial” destinado aos invisuais, um conceito inovador que permite aos mesmos desfrutar do meio que os rodeia utilizando os restantes sentidos, sobretudo o tacto e o olfacto.


Um local considerado por alguns mágico e ancestral que vale a pena visitar.


Nada como um coração feito nas rochas para se acabar este pequeno passeio por imagens.

Texto escrito por: M.
Blog: Citadel
"Todos os direitos de autor reservados"

14 comentários:

Gata Verde disse...

Excelentes paisagens...já está na lista dos lugares a visitar!!!

beijocas

Carla Sofia disse...

muito obrigada pela visita e comentários. Tenho de ir conhecer este lugar, belas fotos.
Já agora para responder à tua pergunta, as fotos que estão no meu blog são tiradas por mim, não uso fotos de ninguém. Gosto muito de fotografar... e assim também é uma forma de as publicar...
beijinho

Anónimo disse...

Foi um prazer enorme fazer este passeio por estas belas imagens, de lugares fascinantes e parabens pela imagem com k acaba k pode demonstrar o carinho neste belo trabalho, um coraçao desta vez bem verdinho ;-)

Eu

Hugo Gomes disse...

Boa “reportagem” o lugar é lindíssimo gostei particularmente da luz de quase todas as fotografias está em grande forma.
Abraço

M. disse...

Lindas,lindas, místicas, acolhedoras, atractivas. Um passeio pela tua mão, e um coração para recordar.

E onde está o urso?? Oh Nuno não fotografaste o urso? :)

Beijos

Fernando Santos (Chana) disse...

Caro amigo, bela reportagem de local espectacular...
Um abraço

Codinome Beija-Flor disse...

Linda imagens.
Parecem retiradas do passado.
Parabéns

Emília disse...

Que maravilha de lugar! Obrigada, Nuno, por divulgares tão belas imagens.
Um abração.

Maria Clarinda disse...

Obrigada pelo passeio...e tu...sabes como gosto, então com as tuas belas imagens!!!Jhs mil

tulipa disse...

Gostei de ler e ver.
Belo momento de imagens e palavras, para uma futura visita e passeio.

AMIGO NUNO:
Eu bem quero, mas a vida não me permite. Passar 1 x por semana nos blogues dos amigos seria o ideal, mas...quem fala em ideais nesta época...há crise de toda a maneira e feitio.Difícil, muito complicado.
Aproximam-se dias difíceis...

Eu coloco uma questão: qual a tua opinião sobre as «praxes»?

Votos de boa semana.
Beijinhos.

hfm disse...

Já tomei nota!

Remus disse...

Um excelente destino turístico...
Já começo a pensar nas férias do próximo ano.... :-)

Sandra Rocha disse...

Ai que saudades me deu das minhas férias, um belo lugar sem duvida, onde se passa belos momentos e uma calma espectacular.

Uma bela reportagem.

Ana disse...

Adorei ver este lugar lindíssimo, nesta bela reportagem que fizeste, com fotos fantásticas e excelentes descrições muito elucidativas. Parabéns amigo. Beijinhos grandes.

Vitiligo

Photobucket

Deixo aqui um texto enviado de uma amiga que gostaria que lessem e até passarem para outros amigos que possam ter este problema.

Aqui vai o texto:

Numa troca de e-mails surgiu a ideia de criar um local onde os portadores desta doença pudessem trocar testemunhos e experiências. Começaremos pelos nossos testemunhos, pois não temos problemas em assumir, embora seja uma doença que afecte psicologiamente as pessoas. Ela não tem qualquer outro efeito nocivo para além desse.

Penso que todos conseguem perceber o porquê de afectar psicologicamente. Numa Sociedade em que a beleza é Imperatriz, ter a pele cheia de manchas brancas não é agradável.

Ajudem a divulgar e partilhem este blog com quem tem o mesmo problema :) http://vitiligo-derma.blogspot.com/ Espero que esta iniciativa junte pessoas e as faça encontrar mais apoio para não se sentirem sós e desamparadas.

Obrigada a todos e um abraço!

Sandra Marques

BENEFÍCIOS FISCAIS - JUSTIÇA SOCIAL

Blog - Reposição dos Benefícios Fiscais

Eu Nuno de Sousa, tenho uma prima de nome Márcia com 11 anos que ficou deficiente num acidente de viação em que a sua mãe (minha prima faleceu nesse mesmo acidente, já no ano anterior a este acidente o seu pai tinha sido atropelado, neste momento é um ser quase vegetal, dependendo dos seus pais para sobreviver, embora tenho feito alguns progressos). Neste momento a Marcia está numa numa escola especial, mais propriamente na escola C.E.C.D - Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, situada em Mira-Sintra (Sintra), onde poderia ficar para toda a sua vida, só que agora tudo se inverteu e como os apoios que o estado dava vão acabar, a escola vai ter de fechar por falta de apoio, ou seja centenas destas crianças vão ficar sem apoio quer na educação quer a nivel de subsistência e ajuda na sua vida futura, onde vão ter de sair desta escola para serem integradas numa qualquer escola normal onde nem professores nem as próprias escolas têm condições para as integrar nas melhores condições, a minha prima nem o seu nome sabe escrever, pergunto o que vai ser destas crianças, será isto a que chamamos uma país em vias de desenvolvimento? Ou será que é só um país para alguns?
É uma vergonha o que está a acontecer neste Portugal dos nossos dias, a estas pessoas que nada podem fazer e que ainda por cima são abandonadas por quem devia olhar por elas.
Grandes governantes nós temos.
Tenho vergonha.

Peço desculpa pelo meu desabafo.
Nuno de Sousa

Amigos, não custa nada. Dois ou três segundos.

-O Governo quer retirar benefícios fiscais às pessoas com deficiência.Assine e divulgue a petição do Movimento de Trabalhadores com Deficiência contra esta medida do governo. É só clicar aqui http://www.petitiononline.com/mtpd/petition.html

Passe a mensagem à sua lista de e-mails por favor.

ObrigadoMais informação em:

http://mtpd.blogspot.com/

http://opaisdoburro.blogspot.com/