Localizado em São Mamede no Concelho da Batalha, o local designado “Pia do Urso” é histórico e data do tempo da permanência dos Romanos na zona que realizavam nos arredores explorações em minas de ferro e foi sobretudo local de passagem em 1385 das tropas comandadas por D. Nuno Álvares Pereira que se deslocavam para Ourém e Porto de Mós e cujo destino final seria Aljubarrota onde ocorreu uma das batalhas mais importantes para a conquista da independência de Portugal. Mais tarde, o caminho da Pia do Urso foi percorrido pelas tropas das invasões francesas comandadas por Napoleão.
Actualmente a Pia do Urso é atracção turística oferecendo uma bela paisagem natural para além de se poderem apreciar o magnifico trabalho de recuperação de habitações típicas da região, tendo as restaurações sido feitas em madeira e pedra calcária. O nome deriva do facto destes terrenos assentarem sobre um maciço rochoso calcário povoado de reentrâncias para o interior da rochas que foram designadas de pias e que devido à grande quantidade de água no seu interior tornaram este local de características únicas.
De notar que a recuperação incluiu um “Ecoparque sensorial” destinado aos invisuais, um conceito inovador que permite aos mesmos desfrutar do meio que os rodeia utilizando os restantes sentidos, sobretudo o tacto e o olfacto.
14 comentários:
Excelentes paisagens...já está na lista dos lugares a visitar!!!
beijocas
muito obrigada pela visita e comentários. Tenho de ir conhecer este lugar, belas fotos.
Já agora para responder à tua pergunta, as fotos que estão no meu blog são tiradas por mim, não uso fotos de ninguém. Gosto muito de fotografar... e assim também é uma forma de as publicar...
beijinho
Foi um prazer enorme fazer este passeio por estas belas imagens, de lugares fascinantes e parabens pela imagem com k acaba k pode demonstrar o carinho neste belo trabalho, um coraçao desta vez bem verdinho ;-)
Eu
Boa “reportagem” o lugar é lindíssimo gostei particularmente da luz de quase todas as fotografias está em grande forma.
Abraço
Lindas,lindas, místicas, acolhedoras, atractivas. Um passeio pela tua mão, e um coração para recordar.
E onde está o urso?? Oh Nuno não fotografaste o urso? :)
Beijos
Caro amigo, bela reportagem de local espectacular...
Um abraço
Linda imagens.
Parecem retiradas do passado.
Parabéns
Que maravilha de lugar! Obrigada, Nuno, por divulgares tão belas imagens.
Um abração.
Obrigada pelo passeio...e tu...sabes como gosto, então com as tuas belas imagens!!!Jhs mil
Gostei de ler e ver.
Belo momento de imagens e palavras, para uma futura visita e passeio.
AMIGO NUNO:
Eu bem quero, mas a vida não me permite. Passar 1 x por semana nos blogues dos amigos seria o ideal, mas...quem fala em ideais nesta época...há crise de toda a maneira e feitio.Difícil, muito complicado.
Aproximam-se dias difíceis...
Eu coloco uma questão: qual a tua opinião sobre as «praxes»?
Votos de boa semana.
Beijinhos.
Já tomei nota!
Um excelente destino turístico...
Já começo a pensar nas férias do próximo ano.... :-)
Ai que saudades me deu das minhas férias, um belo lugar sem duvida, onde se passa belos momentos e uma calma espectacular.
Uma bela reportagem.
Adorei ver este lugar lindíssimo, nesta bela reportagem que fizeste, com fotos fantásticas e excelentes descrições muito elucidativas. Parabéns amigo. Beijinhos grandes.
Enviar um comentário