sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

FLAVIA NA CASA DELA, MESMO EM COMA.

Thursday, January 10, 2008

FLAVIA NA CASA DELA, MESMO EM COMA.
(Texto retirado do seu blog: http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com/)

Ru2x do blog SIDADANIA, (Portugal) um dos favoritos de Flavia, me pediu para escrever sobre como é a rotina de um dia de cuidados com ela, para ele publicar lá no SIDADANIA. Ele entende que por Flavia estar em coma vigil há 10 anos e por ser cuidada em casa, minha experiência em conviver com uma situação tão dolorosa quanto delicada, poderá estar ajudando outras pessoas.

Palavras de Ru2x:
“pois essa luta poderá servir de atenuante na revolta que para muitos existe em todas as tarefas a que a SIDA obriga e que nos fazem sentir como seres infelizes. Por pior que seja a nossa dor, há sempre alguém com dores mais profundas que a nossa”

Para ler o texto onde falo de como é a rotina de cuidados com Flavia,
click neste link. SIDADANIA.(*)

(*) Ru2x, autor do blog SIDADANIA, é um infectado pelo vírus HIV, que se dedica ao estudo da doença e a ajuda à pessoas recém infectadas. Visite o SIDADANIA. Não só para saber como no dia a dia, eu cuido de Flavia em coma, mas para ler informações importantes sobre SIDA/AIDS que Ru2x nos passa em seu blog. Deixe lá seu comentário. Prestigie esse trabalho, importante para todos nós.

Obs: SIDA = Síndrome da Imunodeficiência adquirida.
O termo SIDA é normal em Portugal.
AIDS = mais comum no Brasil.=====================


Um abraço.
Odele Souza


Homenagem à Flavia e sua mãe Odele de Souza

Deixo aqui uma pequena homenagem à Flavia e sua mãe com muito carinho e amizade, pois a esperança é sempre a última a morrer, força Odete é uma mulher de muita coragem e que ama sua filha.



Nascimento de uma Borboleta Monarca



Crisálida (Borboleta Monarca)




Borboleta saindo da Crisálida




Aqui já no seu habitat natural, acabada de nascer.


Estas fotos são tuas Flavia, utilizei a Borboleta como simbolo da beleza e esperança.
Espero para breve a tua vinda ao nosso convívio, pequena e linda Flávia.

Recebe desse lado uma grande bjoca deste amigo de Portugal.
Nuno de Sousa

15 comentários:

Anónimo disse...

Um gesto muito bonito, parabens ao Nuno e um beijinho à Flavia e à sua mãe deste lado do Atlantico, bjs.
Eu

Elba Pessanha disse...

Amigo querido,
Não sei dizer o que é mais lindo neste post: se o seu gesto ou o nascimento da borboleta ouas suas palavras. De qualquer forma, fico com tudo isso. Você merece todo meu respeito por ser uma pessoa tão linda interiormente.
Beijo carinhoso de sua amiga daqui de tão longe.

Odele Souza disse...

Nuno,
Não sei o que dizer, não sei o que escrever para lhe demonstrar o quanto este seu gesto me emocionou, me emociona. Neste momento, com o notebook ao lado de Flavia, leio suas palavras para ela (sua audição está preservada e é importante conversar com pessoas em coma).
Que bonito Nuno. Que bonita sua sensibilidade, tanto para tirar estas fotos que ficaram lindíssimas, quanto para dedicá-las à Flavia. Esteja certo Nuno que suas palavras aqui escritas, estão chegando à Flavia como um carinho.

Um abraço com gratidão e afeto.

MUITO OBRIGADA.

R.Almeida disse...

Por trás da objectiva de uma máquina fotográfica, está sempre alguém com mais ou menos sensibilidade e o click no obturador pode revelar a arte do fotógrafo naquilo que captou e ficou registado. Não basta saber a focagem, a luminosidade e a profundidade de campo, é preciso sentir e dar forma e poesia áquilo que fotografamos quando realmente queremos passar uma imagem.
Tu tens todos os predicados necessários para transformar uma fotografia em arte. Flavinha vai adorar tuas fotografias como eu adorei. Odele vai passar as imagens para ela no portátil e mesmo sem expressáo tenho a certeza que o seu coração irá sorrir. Um abraço amigo

R.Almeida disse...

Obrigado pelo seu comentário no SIDADANIA.Se me é permitido fazer um desafio, ou melhor um pedido de um velho fotografo, do tempo da Leica e da Linhof, que vê na fotografia uma arte, poderá o Nuno fazer 3 fotografias sobre o tema A SIDA E OUTRAS DORES. Se aceitar eu colocarei as fotos no meu blog com link para o seu. Apenas uma regra numa das três fotos terá obrigatóriamente de estar presente o laço representativo da SIDA.Montagens em photo shop são benvindas. Um abraço amigo.

Lenita Nabais disse...

O artigo da Flávia sensibiliza-me imenso!
Há que estarmos sempre solidários com os problemas dos outros. Desta forma, enviemos as nossas energias positivas para os minimizar.
Adoro estas borboletas e estão muito bem dedicadas: elas são sinónimo de feminilidade, alegria, paz, doação, fé, esperança...
Um abraço do tamanho do Mundo para ti e para a Flávia e sua família, mantendo sempre a esperança de um futuro risonho:)

Unknown disse...

É bom que estas histórias sejam divulgadas, só é pena que realmente aconteçam ...
Bem Hajas por estas tuas iniciativas e sensibilidade!
A escolha da borboleta como dedicatória à Flaviana, foi uma excelente escolha ... a borboleta representa mutação, o renascer, desabrochar para uma nova vida!
Beijinhos

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Beezzblogger disse...

Meu caro amigo, que bom ver que a FLÁVIA ganhou mais um amigo. Bonitas imagens, e a borboleta Monarca é também muito bela.

Abraços do Beezz, sempre no caminho dos mais desprotegidos.

Odele Souza disse...

Nuno,
Vim olhar de novo as "A Borboleta de Flavia". Não sei se você viu, mas citei tuas fotos e teu gesto no post que está lá no blog de Flavia. Além disso estou providenciando para que estas 3 fotos enfeitem o quarto dela.

Deixo um beijo para Marcia e para tua esposa. Para ti, um beijo meu e de Flavia.

Maria disse...

Olá meu querido amigo,

Obrigada pela visita e comentário ao meu blog.

Parabens pela tão nobre homenagem à Flávia, estou toda arrepiada. Vou passar mais vezes por aqui.

Não deixes de visitar o meu blog de fotografia.

Um beijo bem grande para ti e outro para a Lena.

Clarinda Galante disse...

Absolutamente sem palavras apenas aquele beijo de carinho que ex+ressa toda a admiração que se pode sentir pelo outro de coração grande.
Jinhos
Clarinda

pin gente disse...

ainda há pessoas bonitas! é bom... para não deixar de acreditar...

lembro a vida da flávia e da sua família

abraço

Anónimo disse...

Comentaría cada una de tus fotografías ya que me encantan, sin embargo, esta serie de oruga a mariposa me pareció simplemente extraordinaria, de una belleza única... Mil Felicitaciones.

Un abrazo.

Eme disse...

Tu tens um coração grande Nuno. Sem dúvida que tens. Não preciso de mais palavras aqui depois de ver perdes um pouco do teu tempo para teres uma mão de solidariedade e por passares pela experiência que só hoje me apercebi ao ler melhor o teu espaço.
Um bem haja a ti e a sei lá mais quem por haver pessoas como tu.
És um querido. Abraço muitissimo grande :)

Vitiligo

Photobucket

Deixo aqui um texto enviado de uma amiga que gostaria que lessem e até passarem para outros amigos que possam ter este problema.

Aqui vai o texto:

Numa troca de e-mails surgiu a ideia de criar um local onde os portadores desta doença pudessem trocar testemunhos e experiências. Começaremos pelos nossos testemunhos, pois não temos problemas em assumir, embora seja uma doença que afecte psicologiamente as pessoas. Ela não tem qualquer outro efeito nocivo para além desse.

Penso que todos conseguem perceber o porquê de afectar psicologicamente. Numa Sociedade em que a beleza é Imperatriz, ter a pele cheia de manchas brancas não é agradável.

Ajudem a divulgar e partilhem este blog com quem tem o mesmo problema :) http://vitiligo-derma.blogspot.com/ Espero que esta iniciativa junte pessoas e as faça encontrar mais apoio para não se sentirem sós e desamparadas.

Obrigada a todos e um abraço!

Sandra Marques

BENEFÍCIOS FISCAIS - JUSTIÇA SOCIAL

Blog - Reposição dos Benefícios Fiscais

Eu Nuno de Sousa, tenho uma prima de nome Márcia com 11 anos que ficou deficiente num acidente de viação em que a sua mãe (minha prima faleceu nesse mesmo acidente, já no ano anterior a este acidente o seu pai tinha sido atropelado, neste momento é um ser quase vegetal, dependendo dos seus pais para sobreviver, embora tenho feito alguns progressos). Neste momento a Marcia está numa numa escola especial, mais propriamente na escola C.E.C.D - Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, situada em Mira-Sintra (Sintra), onde poderia ficar para toda a sua vida, só que agora tudo se inverteu e como os apoios que o estado dava vão acabar, a escola vai ter de fechar por falta de apoio, ou seja centenas destas crianças vão ficar sem apoio quer na educação quer a nivel de subsistência e ajuda na sua vida futura, onde vão ter de sair desta escola para serem integradas numa qualquer escola normal onde nem professores nem as próprias escolas têm condições para as integrar nas melhores condições, a minha prima nem o seu nome sabe escrever, pergunto o que vai ser destas crianças, será isto a que chamamos uma país em vias de desenvolvimento? Ou será que é só um país para alguns?
É uma vergonha o que está a acontecer neste Portugal dos nossos dias, a estas pessoas que nada podem fazer e que ainda por cima são abandonadas por quem devia olhar por elas.
Grandes governantes nós temos.
Tenho vergonha.

Peço desculpa pelo meu desabafo.
Nuno de Sousa

Amigos, não custa nada. Dois ou três segundos.

-O Governo quer retirar benefícios fiscais às pessoas com deficiência.Assine e divulgue a petição do Movimento de Trabalhadores com Deficiência contra esta medida do governo. É só clicar aqui http://www.petitiononline.com/mtpd/petition.html

Passe a mensagem à sua lista de e-mails por favor.

ObrigadoMais informação em:

http://mtpd.blogspot.com/

http://opaisdoburro.blogspot.com/
[Valid Atom 1.0]