quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Aldeia de Montesinho - Trás-os-Montes

Aldeia típica transmontana, situada nos contrafortes da Serra de Montesinho habitada por cerca de 20 famílias, faz juz ao que de mais puro que se pode designar por "hospitalidade transmontana".


Aldeia pobre de recursos agrícolas mas forte em recursos agropecuários, o cabrito de Montesinho tem ainda muita fama, criando-se sobretudo hoje um não menos afamado borrego, criado nos montes circundantes ao vento e ao frio rigoroso do Inverno e nos calores asperos do verão.
Montesinho já foi mais próspera do que é hoje, noutros tempos teve até posto da Guarda, foi sobretudo um dormitório (que foram ficando) de pessoas que vinham em busca de trabalho duro da prospecção do Minério. Diz-se ali com mágua ainda hoje, que "nas minas morreu muita gente".


Gentes de Montesinho
Contudo com os fim das minas muitas pessoas regressaram à sua terra e os outros, sobretudo os mais novos foram de abalada (como quase todos os Portugueses) para Países mais ricos à procura de melhor vida. E diga-se a verdade, encontram.
Hoje Montesinho orgulha-se dos seus, espalhados pelos povos de Espanha, França e Alemanha, pelo mundo, etc.



Eles regressam e são sempre uma alegria, sobretudo no verão quando eles próprios obrigaram a alterar o dia da Festa, em honra de Sto António e que puderam estar todos juntos e matar saudades, se mudou para o terceiro domingo de Agosto.

Fonte em Montesinho


Roteiro de Montesinho - Saída de Bragança pela E. N. 103-7, passagem por França, Portelo e subida para Montesinho. No alto da serra corta-se à direita e toma-se a estrada florestal que dá acesso ao planalto, onde ficam pastagens de altitude. Aí, a cerca de 1350 e 1400 metros abre-se ao visitante forte radiação solar, ar muito vivo, um local excelente de repouso e onde fruirá dos prazeres da neve nos meses de inverno. O regresso faça-o pela parte oeste da serra, passando pelo Porto de Sabor, Canteira e Prado Novo. Neste percurso e ao descer para o Prado Novo tem diante dos olhos um belo espectáculo de montanha, pois a estrada vai ao longo do rio Sabor, profundamente encaixado

30 comentários:

Anónimo disse...

Lugares lindos e rostos bonitos, bonitas imagens, outra sequencia lindissima bjs

Eu

j.fialho disse...

Gostei de apreciar esta reportagem sobre Montesinho.

Boa ideia, esta de fazer foto-reportagens sobre gentes e locais.

Parabéns.

Gonçalo T. Almeida disse...

Uma excelente fotoreportagem com excelentes imagens. Gostei muito deste trabalho. Espero ver mais trabalhos destes!

Carla disse...

Passei por lá há pouco tempo...fiquei numa casa de turismo rural recuperada por um casal de estrangeiros que se encantou com a hospitalidade daquela região inóspita e andei a calcorrear aquela terra em busca de tesouros naturais...a tua bela reportagem fez-me reviver esses momentos
beijos e obrigada

Carla Sofia disse...

Bom dia Nuno, o J.Fialho tirou-me as palavras da boca... Gostei bastante desta reportagem e achei as fotos bastantes cristalinas e com uma luz excelente. Muito bom. Também gostei porque tenho família em Trás-os-Montes, logo, estas imagens também têm um sentido especial para mim.
beijinhos
:)

hfm disse...

Fizeste-me lembrar da urgência de lá voltar.

TRÍPTICO(POEMAS)FERNANDA disse...

Olá querido Amigo Nuno, belas fotos... Uma reportagem lindíssima... Espantoso como temos lugares tão lindos em Portugal....
A D O R E I .... (EStou a postar de um novo blogue que abri, mas continuo com os antigos)...

Um dia feliz, beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Osvaldo disse...

Olá amigo Nuno;
Obrigado pela aula de jornalismo fotográfico.
Com esta sequência de maravilhosas fotos, você mostra com podemos dizer muito escrevendo pouco orque as fotos têm vida e falam por si.
A aldeia de Montesinho deveriaser classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional, pelas suas tradições religiosamente guardas e por preservar o Portugal Profundo.
Um abraço

EyeCatcher disse...

Magnifica reportagem!! Muitos parabéns poe estas férias bem aproveitada!!! Adorei as fotos ;)

O Repórter Alentejano disse...

De repente, não sei porquê, mas “cheirou-me” a reportagem... Corroboro o comentário que te deixei no Fotogénico, enquanto aqui com grande prazer vou apreciando este trabalho de nível profissional. Destaco ainda as legendas que tiveste o cuidado de inserir e que acabam por ser a chave do dinamismo deste trabalho.
Grande abraço,
O Repórter Alentejano.

PoL disse...

o retrato da mulher está fabulástico!
parabéns.
as outras fotos também estão boas, mas o retrato da mulher é brutal!

BC disse...

Olá Nuno, há quanto tempo.
Adorei as fotografias, estão lindas, profissionais, é outra coisa,
Beijo
Isabel

Remus disse...

Mais uma excelente reportagem fotográfica.
Por momentos, até parecia que estava a ler uma reportagem na Visão ou numa outra revista qualquer.
Parabéns.

Gata Verde disse...

Oh amigo,andaste por uma terra bem linda!
Adorei os teus retratos...pessoas lindas!!

beijos

LGB disse...

Excelente conjunto de imagens! Como é hábito por aqui...

Abraço

Sandra Rocha disse...

Uma excelente fotoreportagem do meu Trás-os-Montes, uma das aldeias mais tipicas de TOM.
E não se esqueçam de visitar o Parque natural de Montesinho.

Beijos mano.

http://fontesefontanarios.blogspot.com

Helena de Tróia disse...

ola! já foi dito, excelente reportagem! excelentes fotos. Um retrato de um lugar que parou no tempo..

elvira carvalho disse...

Que belo passeio que eu fiz por esta bela aldeia. E há tantas aldeias bonitas, lá para cima. Não conheço quase nada de Trás-os-montes. Apenas Chaves, e Vila-Real. E Lamego, que é a terra da minha mãe, mas que eu não tenho a certeza se é Trás-os-Montes, ou Beira Alta.
Vou quase sempre para o Minho.
Um abraço e bom fim de semana.

Joana Carvalho disse...

Magnificas fotos... Lindissimas mesmo!!! Sou a Joana Carvalho, do reflexosonline...não sei se ainda se recorda de mim...
Continuação de um excelente trabalho...
Beijinho

fotografo1953 disse...

ESO ES UN PARAISO, YO FIRMABA AHORA MISMO PERO CON INTERNET.
Un abrazo y buen fin de semana

Joana Carvalho disse...

Agradeço as suas palavras e a sua visita em meu blog...e claro toda a força transmitida em suas palavras!! :-) Claro que não me importo que me adicione, antes pelo contrário agradeço e fico feliz por isso... Beijinho.
Tenho outro blog que é o seguinte: http://rallymania.blogspot.com apenas e só sobre uma das coisas que gosto muito: rally.

Ana disse...

Olá miguinho Nuno! Antes de mais estive a apreciar estas belas fotos, destes lugares lindíssimos que visitaste e os óptimos retratos que tiraste a essas pessoas que lá habitam. Quero também dizer-te que explicas tudo tão bem que ao ler tenho a sensação que viajo por estes sítios maravilhosos. Obrigada pelas tuas carinhosas palavras que deixaste no meu blog e aproveito para te desejar umas excelentes férias. Aproveita bem, diverte-te muito! Beijinhos muito grandes, Ana Paula

Emanuel Azevedo disse...

Óptimo trabalho, com excelentes fotos um forte abraço de angra do heroísmo..

Nuno disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
dinis disse...

Magnifico trabalho, obrigado por recordares Montesinho, tive m tempos durante 4 anos um trabalho no cimo daquela serra e com agricultores de montesinho. Abraço e BFS

M. disse...

Belo, belo, belíssimo este passeio. E acho que adoraria ver algumas, como as dos rostos das gentes com aquele tratamento que tão bem fazes às imagens, em P&B ou tons sépia. Ficaria tão bonito.

Um beijo

Lord of Erewhon disse...

Uma série dedicada ao Portugal Rural seria muito bem-vinda n'O Bar do Ossian...

Belas fotos.

Abraço!

AA disse...

Olá, boa tarde!
Que belas e magníficas fotografias que dão a conhecer um pouco mais deste belo, "reino maravilhoso", como disse Miguel Torga, que é Trás-os-Montes... Adorei esta foto-reportagem... Os meus sinceros Parabéns!
Um abraço,

AA

Mai disse...

Olá Nuno, ainda não conseguí sair deste teu mundo.
Teu olhar, tua lente, são poéticamente emocionantes.
fiz um link do teu blog no "inspirar". Sem problemas?
Abraços.

Um Momento disse...

Esta aldeia faz-me lembrar a do meu Pai...
No fim do mundo mas tão belas...
E aquela fonte... as casas...
Lindas fotos que me trazem a lembrança de tanta coisa boa
Parabéns!

(*)

Vitiligo

Photobucket

Deixo aqui um texto enviado de uma amiga que gostaria que lessem e até passarem para outros amigos que possam ter este problema.

Aqui vai o texto:

Numa troca de e-mails surgiu a ideia de criar um local onde os portadores desta doença pudessem trocar testemunhos e experiências. Começaremos pelos nossos testemunhos, pois não temos problemas em assumir, embora seja uma doença que afecte psicologiamente as pessoas. Ela não tem qualquer outro efeito nocivo para além desse.

Penso que todos conseguem perceber o porquê de afectar psicologicamente. Numa Sociedade em que a beleza é Imperatriz, ter a pele cheia de manchas brancas não é agradável.

Ajudem a divulgar e partilhem este blog com quem tem o mesmo problema :) http://vitiligo-derma.blogspot.com/ Espero que esta iniciativa junte pessoas e as faça encontrar mais apoio para não se sentirem sós e desamparadas.

Obrigada a todos e um abraço!

Sandra Marques

BENEFÍCIOS FISCAIS - JUSTIÇA SOCIAL

Blog - Reposição dos Benefícios Fiscais

Eu Nuno de Sousa, tenho uma prima de nome Márcia com 11 anos que ficou deficiente num acidente de viação em que a sua mãe (minha prima faleceu nesse mesmo acidente, já no ano anterior a este acidente o seu pai tinha sido atropelado, neste momento é um ser quase vegetal, dependendo dos seus pais para sobreviver, embora tenho feito alguns progressos). Neste momento a Marcia está numa numa escola especial, mais propriamente na escola C.E.C.D - Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, situada em Mira-Sintra (Sintra), onde poderia ficar para toda a sua vida, só que agora tudo se inverteu e como os apoios que o estado dava vão acabar, a escola vai ter de fechar por falta de apoio, ou seja centenas destas crianças vão ficar sem apoio quer na educação quer a nivel de subsistência e ajuda na sua vida futura, onde vão ter de sair desta escola para serem integradas numa qualquer escola normal onde nem professores nem as próprias escolas têm condições para as integrar nas melhores condições, a minha prima nem o seu nome sabe escrever, pergunto o que vai ser destas crianças, será isto a que chamamos uma país em vias de desenvolvimento? Ou será que é só um país para alguns?
É uma vergonha o que está a acontecer neste Portugal dos nossos dias, a estas pessoas que nada podem fazer e que ainda por cima são abandonadas por quem devia olhar por elas.
Grandes governantes nós temos.
Tenho vergonha.

Peço desculpa pelo meu desabafo.
Nuno de Sousa

Amigos, não custa nada. Dois ou três segundos.

-O Governo quer retirar benefícios fiscais às pessoas com deficiência.Assine e divulgue a petição do Movimento de Trabalhadores com Deficiência contra esta medida do governo. É só clicar aqui http://www.petitiononline.com/mtpd/petition.html

Passe a mensagem à sua lista de e-mails por favor.

ObrigadoMais informação em:

http://mtpd.blogspot.com/

http://opaisdoburro.blogspot.com/