Aldeia típica transmontana, situada nos contrafortes da Serra de Montesinho habitada por cerca de 20 famílias, faz juz ao que de mais puro que se pode designar por "hospitalidade transmontana".
Aldeia pobre de recursos agrícolas mas forte em recursos agropecuários, o cabrito de Montesinho tem ainda muita fama, criando-se sobretudo hoje um não menos afamado borrego, criado nos montes circundantes ao vento e ao frio rigoroso do Inverno e nos calores asperos do verão.
Montesinho já foi mais próspera do que é hoje, noutros tempos teve até posto da Guarda, foi sobretudo um dormitório (que foram ficando) de pessoas que vinham em busca de trabalho duro da prospecção do Minério. Diz-se ali com mágua ainda hoje, que "nas minas morreu muita gente".
Montesinho já foi mais próspera do que é hoje, noutros tempos teve até posto da Guarda, foi sobretudo um dormitório (que foram ficando) de pessoas que vinham em busca de trabalho duro da prospecção do Minério. Diz-se ali com mágua ainda hoje, que "nas minas morreu muita gente".
Gentes de Montesinho
Contudo com os fim das minas muitas pessoas regressaram à sua terra e os outros, sobretudo os mais novos foram de abalada (como quase todos os Portugueses) para Países mais ricos à procura de melhor vida. E diga-se a verdade, encontram.
Hoje Montesinho orgulha-se dos seus, espalhados pelos povos de Espanha, França e Alemanha, pelo mundo, etc.
Hoje Montesinho orgulha-se dos seus, espalhados pelos povos de Espanha, França e Alemanha, pelo mundo, etc.
Eles regressam e são sempre uma alegria, sobretudo no verão quando eles próprios obrigaram a alterar o dia da Festa, em honra de Sto António e que puderam estar todos juntos e matar saudades, se mudou para o terceiro domingo de Agosto.
Fonte em Montesinho
Roteiro de Montesinho - Saída de Bragança pela E. N. 103-7, passagem por França, Portelo e subida para Montesinho. No alto da serra corta-se à direita e toma-se a estrada florestal que dá acesso ao planalto, onde ficam pastagens de altitude. Aí, a cerca de 1350 e 1400 metros abre-se ao visitante forte radiação solar, ar muito vivo, um local excelente de repouso e onde fruirá dos prazeres da neve nos meses de inverno. O regresso faça-o pela parte oeste da serra, passando pelo Porto de Sabor, Canteira e Prado Novo. Neste percurso e ao descer para o Prado Novo tem diante dos olhos um belo espectáculo de montanha, pois a estrada vai ao longo do rio Sabor, profundamente encaixado
30 comentários:
Lugares lindos e rostos bonitos, bonitas imagens, outra sequencia lindissima bjs
Eu
Gostei de apreciar esta reportagem sobre Montesinho.
Boa ideia, esta de fazer foto-reportagens sobre gentes e locais.
Parabéns.
Uma excelente fotoreportagem com excelentes imagens. Gostei muito deste trabalho. Espero ver mais trabalhos destes!
Passei por lá há pouco tempo...fiquei numa casa de turismo rural recuperada por um casal de estrangeiros que se encantou com a hospitalidade daquela região inóspita e andei a calcorrear aquela terra em busca de tesouros naturais...a tua bela reportagem fez-me reviver esses momentos
beijos e obrigada
Bom dia Nuno, o J.Fialho tirou-me as palavras da boca... Gostei bastante desta reportagem e achei as fotos bastantes cristalinas e com uma luz excelente. Muito bom. Também gostei porque tenho família em Trás-os-Montes, logo, estas imagens também têm um sentido especial para mim.
beijinhos
:)
Fizeste-me lembrar da urgência de lá voltar.
Olá querido Amigo Nuno, belas fotos... Uma reportagem lindíssima... Espantoso como temos lugares tão lindos em Portugal....
A D O R E I .... (EStou a postar de um novo blogue que abri, mas continuo com os antigos)...
Um dia feliz, beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha
Olá amigo Nuno;
Obrigado pela aula de jornalismo fotográfico.
Com esta sequência de maravilhosas fotos, você mostra com podemos dizer muito escrevendo pouco orque as fotos têm vida e falam por si.
A aldeia de Montesinho deveriaser classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional, pelas suas tradições religiosamente guardas e por preservar o Portugal Profundo.
Um abraço
Magnifica reportagem!! Muitos parabéns poe estas férias bem aproveitada!!! Adorei as fotos ;)
De repente, não sei porquê, mas “cheirou-me” a reportagem... Corroboro o comentário que te deixei no Fotogénico, enquanto aqui com grande prazer vou apreciando este trabalho de nível profissional. Destaco ainda as legendas que tiveste o cuidado de inserir e que acabam por ser a chave do dinamismo deste trabalho.
Grande abraço,
O Repórter Alentejano.
o retrato da mulher está fabulástico!
parabéns.
as outras fotos também estão boas, mas o retrato da mulher é brutal!
Olá Nuno, há quanto tempo.
Adorei as fotografias, estão lindas, profissionais, é outra coisa,
Beijo
Isabel
Mais uma excelente reportagem fotográfica.
Por momentos, até parecia que estava a ler uma reportagem na Visão ou numa outra revista qualquer.
Parabéns.
Oh amigo,andaste por uma terra bem linda!
Adorei os teus retratos...pessoas lindas!!
beijos
Excelente conjunto de imagens! Como é hábito por aqui...
Abraço
Uma excelente fotoreportagem do meu Trás-os-Montes, uma das aldeias mais tipicas de TOM.
E não se esqueçam de visitar o Parque natural de Montesinho.
Beijos mano.
http://fontesefontanarios.blogspot.com
ola! já foi dito, excelente reportagem! excelentes fotos. Um retrato de um lugar que parou no tempo..
Que belo passeio que eu fiz por esta bela aldeia. E há tantas aldeias bonitas, lá para cima. Não conheço quase nada de Trás-os-montes. Apenas Chaves, e Vila-Real. E Lamego, que é a terra da minha mãe, mas que eu não tenho a certeza se é Trás-os-Montes, ou Beira Alta.
Vou quase sempre para o Minho.
Um abraço e bom fim de semana.
Magnificas fotos... Lindissimas mesmo!!! Sou a Joana Carvalho, do reflexosonline...não sei se ainda se recorda de mim...
Continuação de um excelente trabalho...
Beijinho
ESO ES UN PARAISO, YO FIRMABA AHORA MISMO PERO CON INTERNET.
Un abrazo y buen fin de semana
Agradeço as suas palavras e a sua visita em meu blog...e claro toda a força transmitida em suas palavras!! :-) Claro que não me importo que me adicione, antes pelo contrário agradeço e fico feliz por isso... Beijinho.
Tenho outro blog que é o seguinte: http://rallymania.blogspot.com apenas e só sobre uma das coisas que gosto muito: rally.
Olá miguinho Nuno! Antes de mais estive a apreciar estas belas fotos, destes lugares lindíssimos que visitaste e os óptimos retratos que tiraste a essas pessoas que lá habitam. Quero também dizer-te que explicas tudo tão bem que ao ler tenho a sensação que viajo por estes sítios maravilhosos. Obrigada pelas tuas carinhosas palavras que deixaste no meu blog e aproveito para te desejar umas excelentes férias. Aproveita bem, diverte-te muito! Beijinhos muito grandes, Ana Paula
Óptimo trabalho, com excelentes fotos um forte abraço de angra do heroísmo..
Magnifico trabalho, obrigado por recordares Montesinho, tive m tempos durante 4 anos um trabalho no cimo daquela serra e com agricultores de montesinho. Abraço e BFS
Belo, belo, belíssimo este passeio. E acho que adoraria ver algumas, como as dos rostos das gentes com aquele tratamento que tão bem fazes às imagens, em P&B ou tons sépia. Ficaria tão bonito.
Um beijo
Uma série dedicada ao Portugal Rural seria muito bem-vinda n'O Bar do Ossian...
Belas fotos.
Abraço!
Olá, boa tarde!
Que belas e magníficas fotografias que dão a conhecer um pouco mais deste belo, "reino maravilhoso", como disse Miguel Torga, que é Trás-os-Montes... Adorei esta foto-reportagem... Os meus sinceros Parabéns!
Um abraço,
AA
Olá Nuno, ainda não conseguí sair deste teu mundo.
Teu olhar, tua lente, são poéticamente emocionantes.
fiz um link do teu blog no "inspirar". Sem problemas?
Abraços.
Esta aldeia faz-me lembrar a do meu Pai...
No fim do mundo mas tão belas...
E aquela fonte... as casas...
Lindas fotos que me trazem a lembrança de tanta coisa boa
Parabéns!
(*)
Enviar um comentário