O parapente (paraglider em inglês) é um aeroplano (aeronave mais pesada do que o ar), em cuja asa (inflável e semelhante a um pára-quedas, que não apresenta estrutura rígida) são suspensos por linhas o piloto e possíveis passageiros. Costuma-se denominar paramotor o parapente no qual um motor é empregado para propelir o piloto. O vôo de parapente (conhecido em alguns países como paragliding) é uma modalidade de vôo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição (considerado esporte radical). Pode ser descrito como um híbrido entre a asa delta e o pára-quedas. Diferentemente do pára-quedas, o parapente oferece um vôo dinâmico, onde o piloto pode controlar sua ascendência e direção, dependendo das condições meteorológicas como velocidade do vento.
Histórico
A história do parapente começa em 1965 com a velasa (sailwing em inglês) criada por Dave Barish que chamou de slope soaring (vôo de talude) a prática de vôo com esta vela. Paralelamente Domina Jalbert inventa um pára-quedas cujo velame é composto por células, para gerar efeito asa. Este pára-quedas com dorso e intra-dorso, separados pelas células, foi o ancestral dos atuais pára-quedas, parapentes e kites (as velas do kitesurf). Desde então passaram a evoluir separadamente e atualmente a diferença mais importante entre pára-quedas e parapente é em relação ao chamado L/D (em inglês, Lift and Drag), ou coeficiente de planeio, que significa a distância horizontal que se pode atingir quando se parte de uma certa altura. Por exemplo: com um parapente de L/D 7, se a decolagem é feita de uma altura de 1 km, atinge-se 7 km de distância horizontal.
Nos parapentes atuais os L/Ds são superiores a 9, já os L/Ds dos pára-quedas são muito inferiores a este valor.
O equipamento
Velame
É feito de materiais como o nylon e o poliéster não porosos e impermeabilizados, para que o ar que entra não saia através do tecido, mantendo assim a pressão interna e o velame inflado. Quanto mais horas de vôo e exposição ao Sol, mais desgastado fica o velame, causando a perda da impermeabilidade e aumentando a porosidade, tendo assim uma diminuição da performance.
O velame varia de tamanho de acordo com o peso do piloto mais o equipamento, e para vôos duplos a área da vela pode aumentar em até 50% o seu tamanho.
Células
São os gomos do parapente e variam de quantidade de um modelo para outro diferenciando assim a performance
Extradorso
É a parte de cima do velame ou seja as costas.
Intradorso
É a parte de baixo do velame ou seja a barriga onde se prendem as fileiras de linhas.
Estabilizador
É a ponta do velame e visa a estabilidade em torno do eixo vertical, faz também que o parapente aproe para o vento e funciona impedindo a passagem de parte do ar do intradorso que tem pressão maior, passe para o extradorso que tem pressão menor diminuindo assim o aumento do arrasto causado pelo turbilhonamento da ponta da asa.
Bordo de ataque
É a parte da frente das células do velame onde se encontram as aberturas por onde o ar entra.
Bordo de fuga
É a parte de traz do velame que é costurada para o ar não sair e onde as linhas do freio atuam para que se possa fazer as curvas, através da deformação de um dos lados ou diminuir a velocidade atuando dos dois lados simultaneamente.
Freios
São a união dos batoques e linhas usadas para frear e direcionar o Parapente, usado para aumentar a sustentação na decolagem, e no pouso para amortecer a chegada, o freio é muito importante pois através dele é que sentimos a variação de pressão do velame em vôos turbulentos é necessária uma pilotagem ativa aumentando e diminuindo a tensão na linha de freio para compensar a variação de pressão.
Elevadores ou tirantes
São as tiras que unem as linhas aos mosquetões e são formadas por 3 a 5 elevadores São classificados como tirante A podendo-se ter 2 tirantes sendo um para fazer orelhas, B, C, D.
Batoques
São as argolas que o piloto usa para segurar, ligadas a linhas de freio
Acelerador
é um dispositivo usado para encurtar o elevador dianteiro do parapente mudando o ângulo da vela para aumentar a velocidade.
Trimmer
É um dispositivo usado para alongar o elevador traseiro do parapente.
Este dispositivo atua mudando o ângulo ALFA do parapente chamado também de ângulo de ataque
Linhas
São as linhas do parapente que unem o velame aos tirantes e são feitas de vários materiais como o kevlar.
Suspensão
É composta pelas linhas que unem os elevadores ao velame, a mais comum nos dias de hoje é a suspensão linear, tendo cada tirante uma fileira individual de linhas.
Mosquetinhos
Feitos de aço ligam as linhas aos tirantes.
Selete
É a cadeira de vôo, existem vários tipos:
- a de escola, para iniciantes treinarem, são usadas para inflar e fazer pequenos vôos a baixa altura, Também usadas para levar passageiros em vôos duplos, não possui pára-quedas reserva;
- a de vôo duplo, projetadas para o piloto que carrega passageiros, ela tem uma abertura permitindo maior mobilidade para as pernas e possui um pára-quedas reserva para duas pessoas;
- a de vôo solo, usada por todo nível de pilotos com vários modelos e variam nos itens de fabricação.
Pára-quedas reserva
Acessório de uso obrigatório para segurança em vôo.
Usado para emergências no caso de colisão em vôo, desinflar e engravatar, causando a perda de altitude irreversível. O tamanho do pára-quedas reserva varia com o peso a ser sustentado.
Óculos de sol
São importantes para poder pilotar melhor sem que ao olhar para a vela o Sol o atrapalhe, é importante que as lentes tenham realmente proteção UV
Capacete
Item obrigatório de vôo, para proteção caso o piloto ou passageiro em um pouso forte bata a cabeça, arborize ou caia na decolagem.
Botas de vôo
Geralmente tem proteção lateral para não torcer o tornozelo no caso de pousar forte ou caminhadas em terreno irregular.
As modalidades
Cross Country
É a modalidade mais popular do parapente, tendo como objetivo voar uma certa distância no menor espaço de tempo possível. Normalmente nos campeonatos de Cross Country existe uma comissão técnica que define uma prova (trajeto) com dois ou mais pontos a ser percorrido pelos pilotos. Cada piloto utiliza um GPS para seguir a rota definida pela comissão técnica e o vencedor é o piloto que chegar primeiro ao final da prova (goal). no Brasil temos um dos melhores lugares para se voar, é conhecido mundialmente como a MECA do vôo livre que é Governador Valadares/MG. O atual campeão Brasileiro nesta categoria é Frank Brown. O recorde mundial de distância livre foi obtido em 14/11/2007 por 3 brasileiros (Frank Brown, Rafael Saladini e Marcelo Prieto) percorrendo 461,8 Km após decolarem da cidade de Quixadá no Ceará e pousarem no Maranhão.
Existe ainda um Ranking na internet, XC Brasil, que pontua os pilotos com seus vôos.[1] e em portugal o site é XC Portugal [2].
Acrobacia
É uma modalidade extremante radical e que exige muita técnica do piloto para ser realizada com segurança. O início da acrobacia como modalidade foi em meados de 2001, quando o piloto espanhol Raul Rodriguez inventou a manobra conhecida como SAT, onde o piloto gira de costas com um eixo vertical que fica entre o piloto e o parapente. A partir da descoberta desta manobra, foram inventadas varias outras manobras e então começaram a surgir os campeonatos de acro. Todos campeonatos de acro são obrigatoriamente realizados sobre a água, onde os pilotos definem as manobras que irão realizar e os juizes analisam a velocidade, ritmo e conexão entre as manobras que o piloto realiza. Atualmente já existem cursos específicos para este tipo de modalidade e aprender a fazer acrobacia esta se tornando cada vez mais fácil e seguro.
41 comentários:
Que fantasico Nuno...
deste uma aula sobre o Parapente. Tem uma pessoa que adoro de paixão, que é piloto e dos bons aqui no Brasil. Ele inclusive tem uma escola que ensina esse esporte e arte.
Belíssimas imagens...que nos faz crer que voar não é mesmo só previlêgio dos pássaros...
Feliz Páscoa para você e para todos os que moram em seu coração!
Beijinhos
Uma Reportagem extraordinária acompanhada das tuas magníficas fotos!
Adorei!!!
Espero que tenhas recebido a minha mensagem para o telemóvel, nem sei se me identifiquei, às vezes sou meia despistada:-) Tinha uma mensagem de amizade antes dos meus sinceros Parabéns.
Sê feliz porque mereces e o desejo de uma Santa Páscoa!
Beijinhos muito grandes,
Ana Paula
Tanta informação a que eu estava alheia. É fácil olhar os céus e tão sòmente ver sem perceber o que este desporto envolve.
Maravilhoso o modo como captaste as fotos. Reais e belas.
Mestria de quem sabe....
Voar assim nos ares acho que não seria capaz...Ou seria?
Uma Páscoa de luz em teu coração.digin
Bjinhos
gota
Aqui está um "desporto" que acho que nunca teria coragem para fazer. Gosto de ter os pés bem assentes na terra. :-)
Uma boa sequência de fotografias, mas das seis, a minha preferida é a terceira. Por causa do enquadramento e da predominância da faixa laranja.
Parabéns.
Caro amigo Nuno;
Todo o histórico da arte de "voar" que aqui nos contas está espectacular e as fotos, bom, as fotos, sendo do Nuno são um simbolo de perfeição...
Feliz Páscoa e parabéns pelo trabalho exposto
Um abraço,
Osvaldo
Só de ver fiquei com vertigens :D
Belissimas acompanhadas com uma boa aula.
Beijos e uma boa Páscoa para os dois.
QUERIDO NUNO, EXCELENTE REPORTAGEM E BELAS FOTOS... FANTÁSTICO!!!
VOTOS DE UMA SANTA PÁSCOA PARA TI E TODA A TUA FAMÍLIA... ABRAÇOS DE AMIZADE,
FERNANDINHA
sem palavras. mas aqui esta um desporto que gostava de experimentar.
um abraço e uma boa pascoa
Além do óptimo caçador de imagens, és um repórter de mãos cheias sobre todos os assuntos. Magnífica! Abraço
Um dia destes sou eu que estarei pendurada numa "cadeirinha" destas e aí sim é que vou querer fazer uns clicks, lol
Bjocas
Belas fotos acompanhadas de um excelente texto informativo... Uma bela foto-reportagem!!!
Desejos de uma boa Páscoa!
Beijos,
AA
Bonitas fotos e reportagem esclarecedora, para quem como eu nada entendia do assunto
Desejo-lhe uma Páscoa Feliz, com muita Luz e muito Amor que irradiem por todos os dias da sua vida.
Um abraço
Um dia serei eu num parapente :D
Adorava fazer isso... experimentar!
Quanto às fotos...muito boas! Adorei... sou uma "apaixonada" por ver essas coisas no ar hehe
Boa pascoa para si e familia!
Oi, Nuno...
Excelente texto e fotos lindas.
Eu não tenho coragem para tanto...rsrs!
Um Páscoa muito doce pra ti.
Bjs.
Lindas fotos e bela aula, fikei bem exclarecida na materia, e com muita vontade ainda de fazer uma experiencia assim, boa Pascoa e familia, bjs!!!!!!!
Eu
Estão espectaculares as fotos de parapente, também já os foografei, mas não consesegui fotos tão próximas e detalhadas. Usaste que lente? Eu usei a minha 200 mm...
Feliz Páscoa !
muitos beijinhos
Nuno demaiiiiiiiissssssssssss. Eu amo altura. Isso pra mim é manjar dos deuses......rs
Final de maio, provavelmente vou estar em Portugal....vou voar em céus portugueses...hahaha
Muito legal as fotos. Fantásticas. Dá até aquele arrepio, aquele friozinho.....rs
É agora...uhuuuuuu
beijo grande, Querido
............Cris Animal
Muito bem!!! Boas fotos e trabalho de casa bem feito ... ou talvez ... muito bem esgalhado ihihih
Beijoca e Boa Páscoa!!!!
Eu já fiz asa delta no Brasil. Adorei.
Venho agradecer a tua visita e desejar-te uma Páscoa feliz.
Veludinhos azuis
Olá Nuno, votos de uma Santa Páscoa, recheada de boas fotos.
Ouvindo agora a M80 aqui a roar, escuto U2 q adoro:"pride-in the name of love". :)
Adorei estas fotos de parapente, eu desde os 5 anosq tenho o sonho de ser astronauta e tb era fã de ass delta-...bem, cresci e fiquei-me por ser apenas lunática mas quando vejo imagens destas o dito "bichinho do ar" fica a remoer...
És sempre bem-.vindo no Frag., assim como eu tb aprecio mt o teu blog e palavras de apreço.
Fica bem. Bj grnd luz e paz
Fantástico trabalho amigo Nuno.Um abraço
Era um desporto que gostaria de experimentar.
Bela reportagem.
Beijocas
Sensação de total liberdade numa excelente série de imagens.
Toda a descrição está fantástica, parabéns amigo.
Um abraço.
Caro amigo, belas fotos de belo desporto...Espectacular....
Um abraço
Nuno, você não imagina a minha alegria ao abrir a página de recados e ler as suas palavras.
Sua presença é razão para um sorriso e dos mais puros!
Vim apreciar novamente e aproveitar para lhe desejar uma semana maravilhosa!
Beijos com meu carinho
Ainda não fiz, mas lá para o Alentejo existe uma escola, ainda me vou atrever_____________eu gosto destas coisas radicais, isto e saltar de avião.
Uma boa semana para ti
Beijo
Isabel
Boa esta explicação do Parapente.
Meu cunhado faz paapente. Um dia destes vou com ele e faço uma fotos aereas.
Um abraço
Jorge Delfim
*
E-S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R
,
parabens
,
um abraço,
,
*
Uma reportagem muito bem conseguida...
Excelentes fotos, Nuno.
:)
Bom fim-de-semana, com muitos cliks...
beijitos
Fantastica reportagem !!
Abraço
Voei ... ;)
Convite para "Coffe Shot" no Angel Bar.
Bom fim de semana.
Estas fotos fazem-me querer voar também! *
Excelentes fotografias. Não só as deste post, como todas as outras que se encontram no blog.
Você tem um dom - o de fotografar.
Parabéns :)
ha, I will try out my thought, your post bring me some good ideas, it's really amazing, thanks.
- Joe
It really is sad that we now have people not ever browsing over this weblog. Congrats
Excellent article! It's good for a brand new blogger like us.
Excellent article. Thanks for discussing
Excellent piece of work! I had happened to be seeking matters just as intriguing as this. Getting excited about the next publish.
We appreciate you expressing the expertise relating to this subject.
The most effective content articles We've ever before examined with this issue. Thank you!
Excellent article. Thank you for discussing
Enviar um comentário